quarta-feira, 4 de março de 2009

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA - MARÇO 2009

A Agenda Cultural da Periferia está na sua 21ª edição e traz uma programação especial para homenagear as mulheres.Na capa, o Samba D'Elas - Herança de Ciata, a foto é de minha autoria. Segue algumas indicações de evento:

SAMBA
SAMBA D' ELAS - HERANÇA DE CIATA
Roda de samba criada em março de 2008 por compositoras e instrumentistas atuantes no samba de São Paulo. Com Elisa e Zanza(Samba da Tenda), Ana Elisa e Cida (Samba da Vela), Camila e Digina (Feitiço de Mulher) com objetivo de mostrar composições próprias e abrir espaço para outros sambistas como Sandrinha Lima, Soraia, Flavia Oliveira, Lão Gomes, Marco Moraes, entre outros. No dia 08, em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, acontecerá uma roda especial.
Dias 12 e 26 (quintas-feiras), das 20h às 23h30 e no dia 08 (domingo), a partir das 14h. Raízes Bar - Rua Guilherme Rudge, 100 (terceira travessa atrás do Barracuda). Penha, Zona Leste. Entradafranca. (11) 8491-1856 c/ Gê Manhosa.
2º PAGODE DO SOBRADO EM HOMENAGEM AS MULHERES
O projeto Pagode do Sobrado teve início em janeiro de 2007, quando o Sr. Alisson e sua família resolveram abrir as portas da sua casa para enaltecer o Samba Raiz e o Partido Alto, sempre no 2º domingo do mês. Nesta edição especial mulheres com as seguintes convidadas: Sandrinha Lima, Pegada de Crioula, Keilla Regina, Feitiço de Mulher, Paulinha (Barraco da Amizade), entre outras.
Dia 08 (domingo), às 16h. Av. Sítio Novo, 11B - Jd. Lenize (em frente a escola Cyro Barreiros) – Guarulhos. Entrada: R$ 5,00 ou 1 kg de alimento não-perecível, exceto sal, açúcar e latarias. (11) 2467-0818 / 3843-5133.
TERREIRO DE MAUÁ EXALTA AS DAMAS DO SAMBA
O Samba de Terreiro de Mauá, nesta edição por meio das suas pastoras, lembrarão as grandes intérpretes do samba como Elizeth Cardoso, Aracy de Almeida, Dona Neuma, Tia Eunice, Clementina de Jesus, Clara Nunes,entre outras. Este projeto teve início em 2002, com uma reunião de jovens sambistas com a intenção de resgatar o samba de terreiro e partido alto. E também realiza um trabalho de pesquisa sobre a obra e vida dos grandesmestres do samba como Xangô da Mangueira, Manacéa,Noel Rosa, Aniceto, entre outros. Acontece um vez por mês.
Dia 29 (domingo), a partir das 15h. Bar do Buiú – Rua San Juan, s/n (próximo da Estação de trem Guapituba) – Parque das Américas. Mauá. Entrada franca. (11) 9288-1890 c/ Edinho.http://www.terreirodemaua.blogspot.com/
HIP HOP
III ENCONTRO DA CULTURA HIP HOP DE SÃO MIGUEL
Esta atividade tem o intuito de divulgar a produção local da Cultura Hip Hop emSão Miguel. Nesta terceira edição, destaque para a participação das mulheres no HipHop com uma roda de conversa e lançamento do documentário Guerreiras do Brasil, dirigido por Cacau Amaral e produção Fábio ACM, no qual retrata um encontro de 40 rappers no Rio de Janeiro, dialogando sobre a questão da Violência Contra a Mulher.Confira a programação: Rap: Causa P Band, Carlão + 1 Guerreiro da Leste, Donos do Nada, Tiely Queen, Rúbia (foto), Miscível e Projeto Play Discotecagem: Dj Elvis, Dj Negrito e Dj Negrulho Breaking: Contratack Breacker, B. Boy Leitão e Soul Sister`s.Graffiti: Fernando RV, Fernanda Sunega, Ana Clara Marques e outros convidados.19h – Lançamento e Exibição do filme Guerreiras do Brasil 19h40 – Roda de Conversa sobre a participação das mulheres no movimento Hip Hop.
Dia 28 (sábado), das 17h às 23h. CDC Tide Setúbal – Rua Mário Dallari, 170. Jardim São Vicente. São Miguel Paulista, Zona leste. Entrada franca. (11) 2297-5369.
LITERATURA
II ENCONTRO DE MULHERES ESCRITORAS DE SANTO AMARO
A BibIioteca Belmonte convida escritoras santamarenses para falarem das suas produções literárias para estudantes de ensino médio e interessados em geral, no qual transmitem a importância do ato deescrever. As convidadas são: Inês Garbuio Peralta, Isaura Camila Borges e Castro, Marília do Céu, Lêda Kraml, Natália Aiek, Sônia Pereira, Jacy Donádio, Zélia Marilac e Tânia Gurgel. O encontro será mediadopelo filósofo Thiago Bronzoni.
Dia 16 (segunda-feira), às 10h. BibliotecaTemática de Cultura Popular Belmonte – Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro, Zona sul. Entrada franca. (11) 5687- 0408
SARAU COOPERIFA
Movimento literário que acontece desde 2001, todas as quartas-feiras, com recital de poesias no Bar do Zé Batidão na periferia da Zona Sul de São Paulo. No qual busca um novo artista, o artistacidadão que contribui para melhorar a comunidadeem que estão inseridos. Dia 11, acontece o Ajoelhaço, semana do Dia Internacional da Mulher, os poetas e todos os presentes vão a frente, se ajoelham e pedem perdão às mulheres por todas as injustiças cometidas à elas ao longo da história.
Todas as quartas-feiras, a partir das 20h. Bar do Zé Batidão - Rua Bartolomeu dos Santos, 797 - Chácara Santana. Zona Sul.Entrada franca. (11) 5891-7403.
OUTRAS CENAS
LIGA DO VINIL
A Liga do Vinil teve início em 2006 com o intuito de preservar o vinil tocando sambarock, melodia, partido alto, sempre no segundo domingo do mês. Edição especial em homenagem as mulheres, com as dj’sconvidadas: Marina, Black in Love e Vivian Marques (foto).
Dia 08 (domingo), das 15h às 22h. Rua João José Rodrigues Junior, 48 - Capão Redondo - final do ponto de ônibus Jardim Jangadeiro (TerminalCapelinha). Entrada Franca. (11) 5870-1073 c/ Robson.
UM RIO DE MULHERES
Em homenagem ao mês que se comemora o dia Internacional da Mulher a premiada contadora Tininha Calazans conta histórias cujos enredos nos remete a um mergulho no universo feminino. Dia 05 (quinta-feira), 9h30. Biblioteca Temática de Cultura Popular Belmonte – Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro. Zona Sul. Entrada franca. (11) 5687- 0408.
PERIFERIA NO CENTRO
ILÚ NA MESA
A Sociedade de Arte, Cultura e Educação Ilú Oba De Min abriu espaço para as diversas vozes que acreditam na possibilidade de mudança através da conscientização e exercício da cidadania. O projeto Ilú na Mesa, também tem a intenção de proporcionar um intercâmbio cultural com países que exercem sua cultura através dos ensinamentos musicais. Para que talintenção se materialize, foram convidadas pessoas da área de educação musical, teatral e literária para ministrar as oficinas reflexivas. Acreditando que a junção destas linguagens proporciona a integração de um conviver pleno, o projeto acolhe mulheres de diferentes raças e orientações sexuais. O próximo evento será voltado para a saúde da mulher, em especial à mulher negra.
Dia 20(sexta-feira), 19h30. Ação Educativa - RuaGeneral Jardim, 660 - Vila Buarque, Centro. (Metro República). (11) 3151-2333.
Literatura
MULHER MODERNA TEM CÚMPLICE
A escritora Claudia Canto lança o seu terceiro livro intitulado Mulher Moderna Tem Cúmplice e promove o primeiro sarau na Galeria Boleuvard, com microfone aberto para quem quiser declamar poemas, contos e até mesmo desabafos,aproveitando o Dia Internacional da Mulher traz as seguintes convidadas: Flor Bernardino, Pilar, Elizandra Souza, Vilminha e a própria escritora.
Dia 10 (terça-feira), 19h. Galeria Boleuvard – Rua 24 de Maio, 188. Centro. Entrada franca.(11) 9881-1451 c/ Claudia Canto.

SARAU DA COOPERIFA - ESPECIAL MULHERES
Dentro do projeto Ser Mulher Direito - Um Olhar Conteporâneo, a Cooperifa apresenta um sarau especial com poetisas da periferiade São Paulo, cujas referências são o modo de vida na periferia, seus valores, suas angústias e projetos de vida. Numa apresentação simples, elas desfilam poesias próprias e de autores (as) consagradas. Apresentação do poeta Sérgio Vaz.
Dia 12 (quinta-feira), 19h30. SESC Consolação – Rua Doutor Vila Nova, 245 - Vila Buarque. Entrada franca. (11) 3234-3000.
Fonte: Agenda Cultural da Periferia - março/ 2009 e confirai a programação completa no nosso site.

Nenhum comentário: