segunda-feira, 9 de julho de 2012

3º MJIBA EM AÇÃO - COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER NEGRA

Mjiba em Ação é um evento em comemoração à data 25 de Julho - Dia da Mulher Negra, instituído em São Domingos na República Dominicana no Congresso de Mulheres Afro-Latinas-Americanas e Afro-Caribenhas em 1992. Esta atividade além da comemoração pretende discutir e dialogar com jovens mulheres negras e reúne as diversas linguagens artísticas como música, dança, literatura, teatro e artes visuais.
O evento será realizado no CEU Três Lagos, Distrito do Grajaú, na Zona Sul da capital, o local foi escolhido pelas integrantes, que residem nas vizinhanças do espaço e também pela necessidade de promover essas temáticas na região. Esta atividade já foi realizada por dois anos consecutivos, em 2004 e 2005 no mesmo espaço.
Histórico de atuação do grupo
O grupo é composto por quatro jovens mulheres da região do Grajaú, na zona sul de São Paulo, que uniram-se em 2004 para discutir a condição da mulher negra na sociedade, onde surgiu a ideia de organizar eventos para dar visibilidade aos seus trabalhos e de outras jovens mulheres negras.
O primeiro evento foi realizado em 1º de agosto de 2004, no Teatro do CEU Três Lagos, com shows de grupos femininos de Rap: Fase, Autarquia, Cindy, Harmattâ e Pretas Mil, sarau e exposição de poesias. O segundo evento aconteceu no dia 07 de agosto de 2005 com Ieda Hills, Zenzele e convidadas.
Em 2005 o Coletivo Mjiba em Ação foi convidado para atuar na rádio comunitária Nova Sul FM, na Cidade Ademar. O programa levava o mesmo nome do coletivo e era transmitido todos os domingos, das 19h ás 21h. Esse projeto teve curta duração, pois foi o período em que as fiscalizações estavam fechando todas as rádios comunitárias da Cidade de São Paulo.

Um comentário:

ILE ÀSÉ ALA KORO WO disse...

MUITO INTERESSANTE, POSTEI NO MEU BLOG, PARABENS.

RANGEL,http://matriz-africana.blogspot.com.br/