quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lançamento da caixa foto-poetíca Asfalto, dia 27 de maio, vamos?


Abertura de exposição e lançamento de caixa-objeto estão marcados para 27 de maio
Asfalto é trabalho coletivo. É um convite para se perceber, sentir e ver a cidade de uma forma poética, por meio de duas manifestações artísticas: o poema e a fotografia. Asfalto é o nome da obra fotografia e poesia composta por dois produtos: uma caixa-objeto e uma exposição, com lançamento e abertura marcados para o dia 27 de maio em São Paulo, na biblioteca temática em poesia Alceu Amoroso Lima*.


Exposição

Composta por 26 imagens artísticas, entre poemas e fotografias, a mostra visa a provocar a busca poética dos sentidos, dos afetos subjetivos e pessoais e dos encontros na cidade, no espaço urbano. Há poemas descartados em papel, impressos e colocados em placas e poemas que trazem na impressão a textura de suas palavras. As fotografias, dispostas ora em uma comunhão de sentidos com poemas ora em comunhão com outras imagens, formam dipticos ou tripticos ou se bastam sozinhas.

Caixa

A exposição tem como ponto de partida a caixa de foto-poesia de mesmo nome. Durante a abertura da mostra, que contará com elementos áudio-visuais e com performance cênica dirigida pela atriz Gisele Inácio, será lançada a caixa Asfalto. Idealizada pela Editora e Produtora Cultural Publicações Iara, com design gráfico de Karina Francis Urban e coordenação-geral de Fernanda Grigolin, a obra coletiva que trabalha a poética da palavra escrita, em forma de poema, e a poética da imagem, em forma de fotografia, é composta por dez postais elaborados em duplas.

Relações com o sentimento de urbano, de memória e do reconhecimento do eu no espaço subjetivo das cidades são propostas pelos autores : Daniel Minchoni, Elizandra Souza, Rafael Ávila, Pedro Tostes e Sinhá como poetas e Fernanda Grigolin, Francisco Costa Lima, Leandro Souza, Pedro Nobrega e Sofia GB como fotógrafos. Alguns já atuantes, participantes de saraus, grafiteiros, poetas de rua, fotógrafos premiados e outros acadêmicos, estudantes. Importante frisar que as fotografias e os poemas da caixa estarão ampliados na exposição, contudo, a mostra não é unicamente da caixa, há ensaios dos mesmos autores e obras dos concursos de fotografia e poesia.
Concursos da Iara

Além da caixa e da exposição, o projeto Asfalto contou também com dois concursos online: um de fotografia e um de poesia. O prêmio dos venсedores dos concursos foi a última etapa do projeto: a exposição de suas obras junto às dos autores da caixa de foto e poesia. Obras dos fotógrafos Juliana Bessa e Antônio Nepomuceno e das poetas Juliana Amato e Júlia Alquéres participam da exposição, que não seria possível sem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Sistema Municipal de Bibliotecas.



Programação:
19h30 - Abertura da exposição
20h – 21h – Performance litero-poética-teatral, comandada por Gisele Inácio e com participação de Daniel Minchoni, Elizandra Souza e Pedro Tostes.
21h – 22h – Lançamento da caixa de foto-poesia Asfalto.
Som da DJ Evelyn Cristina durante o evento.
*A biblioteca fica na R. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros – São Paulo
Saiba mais: http://publicacoesiara.com.br/

2 comentários:

EuCor Reprime Brasil disse...

da hora!!!
muito legal o blog!

parabens!!!

Mjiba disse...

Agradecida , Humberto. Visite sempre...Asé.