quarta-feira, 9 de junho de 2010

Globo+ África do Sul= Prevalecem os estereotípos!




Estava ontem (08_06_2010), por volta das 13h15, esperando ser atendida num consultório médico, quando passou a manchete do Jornal Hoje - Curiosidades sobre a África do Sul. Já fiquei interessada...Afinal, são poucas as oportunidades que temos de saber sobre algum país deste Continente tão plural que é o Africano.Pois bem, com os olhares voltados para a África do Sul, também fiquei com os meus olhos aguardando a matéria. Ela começava falando de um burro ou jumento (não sei a diferença) que entrava num bar como cliente. Tomei um choque. (Diversidades sobre a África do Sul, Elizandra!). Matéria prosseguia, falou de um escultor que faziam suas artes na areia da praia, reproduzindo Durban e outras imagens..(Aqui esta o vídeo , por favor assistiam, para não tirarem conclusões precipitadas). Mais um pouquinho de matéria..o repórter diz "Este é um lugar que sabe preservar suas raízes" e depois passa numa charrete ou carrocha como queiram chamar...mas como estava a câmera focada no rosto dele,não dava pra ver quem o estava carregando. Fiquei entusiasmada esperando o que eu iria aprender sobre a tradição sul-africana. Fiquei perplexa! Passam homens negros carregando pessoas brancas nestas carroças..Fiquei pensando na diversidade da máteria que inicia com um burro-homem, freguês de um bar, e depois me passa um homem-burro...Estou prestes a defender uma monografia sobre a população negra nos meios de comunicação, no qual trato sobre os estereotípos, exotismo aos quais nós negros, independente do país de origem somos tratados na grande mídia. Essa folclorização da cultura...Será que estou vendo muito ou esta matéria serviria de exemplo para a minha pesquisa????


Me pergunto muito como queremos ser visivéis?


Neste momento que a Àfrica do Sul está com todos os holofotes em sua direção....sediando uma Copa do Mundo.De que forma esta população está sendo vista? Lembranda?Seus valores partem sempre do olhar "estrangeiro", mas do que isso, um olhar europeu...sempre com um véu transparentemente branco....


De que forma queremos ser vistos e lembrados???


Fonte: Jornal Hoje_ Rede Globo._Dia 08/06/2010, por volta de 13h.

Nenhum comentário: