segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hoje é o dia da minha Copa.



Elizandra Souza versus Academia, não sei se é uma oposição, talvez Elizandra + Academia fique mais apropriado. Lembro como se fosse hoje o mês de agosto de 2006, a primeira vez que entrei na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sim, estudante negra, cotista do programa de bolsas Prouni. Não estava estampado na minha testa, ninguém nunca sabe a não ser que você mencione, e no meu caso eu sempre adoro falar. Alguns questionam “mas você não teria capacidade de passar pelo vestibular normalmente?”, até teria, mas não financeiramente falando. Enfim, desde o primeiro dia, eu senti a necessidade de escurecer aquele ambiente. A forma que eu iria traçar esta minha ambição se concretizou hoje. Apresentação da minha banca de TGI – Trabalho de Graduação Interdisciplinar, com o tema (In) Visibilidade das Mulheres Negras nos Meios de Comunicação: estudo de caso da Revista Eparrei, orientada pela Professora Doutora Rosana Schwartz.Fiquei muito emocionada com a exposição da Professora Doutora Maria Izilda Matos e da Maria de Lourdes Bacha. Cada palavra de alerta, os méritos da pesquisa, principalmente as falhas para que eu possa melhorar o trabalho. Às vezes dá aquele choque, ouvir o que está faltando no trabalho, mas é o momento que amadurecemos e podemos melhorar... Nestes quatro anos, eu esperei por estar dentro do elevador da Universidade Presbiteriana Mackenzie com Débora Marçal, Priscila Preta e Flávia Rosa (Capulanas), Sidney Santiago, Tairone Porto, Lucélia Sérgio (Os Crespos), Guinho, Cassimano, Jucélia Bernardo, Juliana, Leandro, James Bantú, Mainha (Amélia), Andwele, Elisângela (minha companheira da vida toda...sigo seus passos irmã), D’Na, entre outros que não estavam presentes, mas o dia 14 de junho de 2010, por volta das 16h às 17h...estrelas brilharam no céu, sim, estrelas da tarde...sei que meus amigos que não puderam comparecer me mandaram estrelas e sorrisos..as energias que estavam presentes no universo estavam todas me dizendo “Vai lá! E faça o que tem que ser feito”! Foi difícil? Se eu disser que foi fácil, que eu estava tranqüila, eu não estava... mas era um ciclo que precisava ser encerrado...Calma, com alguns ajustes..nem toda roupa sai moldada perfeitamente, precisam-se de algumas pregas, remendos..risos...” Mas está quase lá.
Agradeço a todos que um dia cruzou no meu caminho, seja por meio da música, por meio físico “mano a mana” “mana a mana”, seja pelos livros, seja pelas poesias, pelas falas, pela colaboração que dão ao universo, seja por qualquer motivo...valeu...Tamo juntos e misturados.!!!!
Elizandra Souza (Poeta-Jornalista /Jornalista-Poeta)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Abertura da Copa do Mundo 2010




Sim, sou uma torcedora de Copa do Mundo, já que o ar está todo futebolizado..vou indo..apesar de achar importante, não é a minha prioridade..mas hoje pela manhã...fiquei pensando se esta tal "Revolução" não poderia sim, acontecer por meio do futebol...Este continente tão desconhecido por todos, Continente Africano...riquissímo e invisível perante o mundo...A abertura da Copa do Mundo, África do Sul 2010, oportunidade única para dizer, estamos vivos, precisamos ser reconhecidos como pessoas...num sei, fiquei bem emocionada assistindo as apresentações, os artistas convidados..a música rap como uma das escolhidas para representar este momento.....as arquibancadas tomadas de pessoas de pele negra....Como eu queria ver estas pessoas nos cargos de poder, nas gerências, nas decisões de comando das nações...fiquei pensando..a importância deste evento que mobiliza o mundo, de como a Copa mobilizar as pessoas...aqui na minha rua, quase não acontece nada coletivo...mas esta pintada e cheia de bandeirinhas verde-amarelas...Será que a Copa que munda o mundo??O Mundo que muda a Copa?????


Vamos torcer neste momento para que a seleção da África do Sul, possa vencer esta etapa...


Axé......


Elizandra Souza


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Globo+ África do Sul= Prevalecem os estereotípos!




Estava ontem (08_06_2010), por volta das 13h15, esperando ser atendida num consultório médico, quando passou a manchete do Jornal Hoje - Curiosidades sobre a África do Sul. Já fiquei interessada...Afinal, são poucas as oportunidades que temos de saber sobre algum país deste Continente tão plural que é o Africano.Pois bem, com os olhares voltados para a África do Sul, também fiquei com os meus olhos aguardando a matéria. Ela começava falando de um burro ou jumento (não sei a diferença) que entrava num bar como cliente. Tomei um choque. (Diversidades sobre a África do Sul, Elizandra!). Matéria prosseguia, falou de um escultor que faziam suas artes na areia da praia, reproduzindo Durban e outras imagens..(Aqui esta o vídeo , por favor assistiam, para não tirarem conclusões precipitadas). Mais um pouquinho de matéria..o repórter diz "Este é um lugar que sabe preservar suas raízes" e depois passa numa charrete ou carrocha como queiram chamar...mas como estava a câmera focada no rosto dele,não dava pra ver quem o estava carregando. Fiquei entusiasmada esperando o que eu iria aprender sobre a tradição sul-africana. Fiquei perplexa! Passam homens negros carregando pessoas brancas nestas carroças..Fiquei pensando na diversidade da máteria que inicia com um burro-homem, freguês de um bar, e depois me passa um homem-burro...Estou prestes a defender uma monografia sobre a população negra nos meios de comunicação, no qual trato sobre os estereotípos, exotismo aos quais nós negros, independente do país de origem somos tratados na grande mídia. Essa folclorização da cultura...Será que estou vendo muito ou esta matéria serviria de exemplo para a minha pesquisa????


Me pergunto muito como queremos ser visivéis?


Neste momento que a Àfrica do Sul está com todos os holofotes em sua direção....sediando uma Copa do Mundo.De que forma esta população está sendo vista? Lembranda?Seus valores partem sempre do olhar "estrangeiro", mas do que isso, um olhar europeu...sempre com um véu transparentemente branco....


De que forma queremos ser vistos e lembrados???


Fonte: Jornal Hoje_ Rede Globo._Dia 08/06/2010, por volta de 13h.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Receita do doce Nego Bom!!!


Comi "Nego Bom" no final de semana...todas as mulheres negras deveriam experimentar...Segue a receita....risos....


Ingredientes:

20 bananas pratas

1 kg de açúcar

2 limões


Modo de fazer:
As bananas devem ser amassadas e misturadas ao açúcar. Numa caçarola, leva-se ao fogo brando, mexendo-se até soltar da vasilha.
É um ponto bem açucarado, quase queimado. Em seguida bota-se o suco dos dois limões. Retira-se do fogo e bate-se bem. Quando estiver bem batido, pega-se a massa e moldam-se os bolinhos. Mistura-se os bolinhos no açúcar para aderência dos grãos e enrola-se em papel fino e transparente. Pode servir.

Correspondência Poética...


Estava lendo os meus e-mails e me chegou um, indicando para entrar no blog do Correspondência Poética. Tenho conhecimento deste projeto desde fevereiro 2010, lançamento do documentário do Akins no Sarau da Vila Fundão, no qual o Allisson da Paz, me informou e me deu um poema no papel reciclado, que eles colam em postes, pontos de ônibus e etc...
Este ano eles ganharam o Programa Vai, que possibilitá que muitas pessoas recebam um poema em forma de carta...
Já pedi que quero aprender a fazer papel reciclado...ai ficarei completa...fazer papel e fazer poemas....
Vida longa ao projeto.
Axé....
Elizandra

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Hip Hop de Salto -Dias 19 e 26 de junho na Ação Educativa


HIP HOP DE SALTO

Uma nova profissão está fazendo a cabeça das mulheres contemporâneas: a de ser Dj. Uma carreira financeiramente promissora e que faz delas as rainhas das festas, dos bailes e das competições do segmento.

Antenadas ao mercado, cinco djs paulistanas - as “Applebum” – lançaram o projeto Hip Hop de Salto, que tem como meta difundir o hip hop, movimento que até pouco tempo atrás era dominado pelos homens, e ingressar novatas no universo da mixagem.

O projeto teve as oficinas comandadas pelas próprias djs e realizadas na escola e-djs (www.e-djs.com.br), localizada na Galeria Presidente, no Centro da capital.

Agora na Ação Educativa haverá a formatura das alunas com apresentações.

Dia 19/6 a partir das 17:30

Apresentação de alunas e novas DJs

Palestra com grafiteira, abordando a arte do grafite e técnicas
Palestra com a MC Fenix abordando a historia do rap, estilos, experiências e preconceito.

Applebum/Formatura

Dia 26/6 a partir das 17:30

Apresentação de alunas e novas DJs
Palestra com B-gil, abordando preconceitos, campeonatos, experiências e estilos.

Palestra "Olhares Femininos" Tema: O "Direito" e a "Cultura" de mãos dadas para a Inclusão e a Transformação Social com advogada ensinando um pouco dos direitos das mulheres e a ativista social e cultural Malu Viana.

Applebum/Formatura

O Hip Hop de Salto é um projeto aprovado pelo Elas (www.fundosocialelas.org), um fundo de investimento social voltado exclusivamente para a promoção e incentivo das mulheres.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Agenda Cultural de Junho 2010!!


Conde. O belo desenho que ilustra a capa desta edição é do artista Conde (Reinaldo Alves dos Santos), falecido em 2007, deixando um amplo legado artístico, parte dele exposto no livro que leva seu nome, publicado pela Edições Toró em 2008, do qual extraímos esta ilustração. Você encontra o trabalho do Conde no Site da Edições Toró.
http://www.edicoestoro.net/attachments/006_amostra_conde.pdf
Confira a programação no site da Agenda:
www.agendadaperiferia.org.br


Não é porque é o meu trabalho, mas está capa está linda....!