Em sintonia com o tema central da 22ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo – “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” –, o Canal Futura reafirma seu compromisso educacional e organiza, durante o evento, de 9 a 19 de agosto, atividades pedagógicas no “Espaço do Professor”. O local, fruto da parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), sediará oficinas inspiradas na programação do canal e palestras organizadas pela educadora Guiomar Namo de Mello, que visam ampliar o uso do livro em salas de aula.
Para comemorar os 15 anos do canal, o espaço receberá ainda uma exposição com vídeos e fotos que contam a história do Futura. No período da feira, os visitantes poderão conferir no estande a “Tela Literária” e o “Cine Futura”, com exibição de conteúdos da grade do canal e trechos de entrevistas com escritores, além da “Cabine Futura”, onde os educadores gravarão depoimentos sobre sua prática educativa.
Confira abaixo as oficinas organizadas pela equipe do Futura:
Dia 15 de agosto
Nos programas da Série Livros que Amei, personalidades falam de obras que marcaram suas vidas. Em cada programa, uma dessas pessoas seleciona três obras literárias e fala de lembranças, repertórios, hábitos e preferências de leitura que tiveram impacto na sua formação, transformaram seu modo de pensar e/ou marcaram algum momento da sua vida.
11h às 13h – Na oficina baseada no programa com a jovem cineasta, Manaíra Carneiro, Élida Miranda e Elizandra Batista instigam a explorar um repertório literário e a criar textos usando abordagens variadas.
14h às 16h – O programa com Adriana Calcanhoto fala da paixão por dicionários. Na oficina, Élida Miranda e Elizandra Batista exploram elementos do repertório vocabular para propor jogos literários.
Dia 16 de agosto
Um Pé de Quê?
A árvore é o ponto de partida para passear por diversas áreas do conhecimento nos programas da Série Um Pé de Quê? Regina Casé mostra várias espécies de nossa flora, abordando aspectos botânicos e pontuando ocasiões em que as árvores marcaram a cultura e a história do Brasil. Com humor e simpatia, o programa nos leva da música à culinária, da geografia à botânica, da antropologia ao paisagismo.
11h às 13h –No programa Um Pé de Quê? Peroba Amarela, o fotógrafo Sebastião Salgado fala da importância do patrimônio natural e de ações de reflorestamento. Nessa oficina, Élida Miranda e Elizandra Batista convidam a viajar pelo tempo e relatar mudanças que aconteceram ao nosso redor na última década.
14h às 16h – Uma árvore secular do Largo do Arouche é o estopim para falar de riquezas naturais na oficina com o programa Um Pé de Quê? Chichá. Elida Miranda e Elizandra Batista exploram a memória afetiva sobre as plantas para levantar informações e propor a elaboração de textos sobre Mata Atlântica.
Dia 17 de agosto
Mundo da Leitura é uma série de TV exibida nacionalmente no Canal Futura e produzida pela Universidade de Passo Fundo com diversas linguagens – manipulação de bonecos, leitura e encenação de textos infantis, artes gráficas, música etc. A proposta dos programas é incentivar a criatividade, o raciocínio lógico e fortalecer o hábito da leitura entre crianças.
11h às 13h – Na oficina com o programa que conta a história O Mistério das Três Velhas, Élida Miranda e Elizandra Batista convidam a experimentar narrativas e linguagens diversas a partir de uma mesma ideia e a construir oralmente uma história coletiva.
14h às 16h – Élida Miranda e Elizandra Batista convidam o público a compartilhar sonhos e fantasias e a rememorar situações vividas na oficina com o programa da Gata Borralheira.
Dia 18 de agosto
Os programas da Série Livros Animados levam lendas e contos africanos e afro-brasileiros para crianças e educadores de todo o país, divulgando a produção dos principais autores e ilustradores nacionais pela animação das suas obras literárias.
11h às 13h – Élida Miranda e Elizandra Batista conduzem a oficina, que trabalha identidade e comunicação utilizando linguagem gestual e musical a partir do episódio A Menina e o Tambor (Livro de Sonia Junqueira com ilustrações de Mariângela Haddad, Editora Autêntica, 2009).
14h às 16h – O episódio Cadarços Desamarrados (de Madu Costa e ilustrações de Rubem Filho. Mazza Edições, 2009) é o fio condutor para a oficina em que Élida Miranda e Elizandra Batista convidam a imaginar um cenário de mundo em que queremos viver e a planejar os passos para concretizá-lo.
Dia 19 de agosto
Afinando a Língua é uma Série do Canal Futura apresentada por Tony Bellotto, que usa a música brasileira para falar de língua portuguesa. O anfitrião recebe cantores ou bandas da nova geração de músicos brasileiros e, além de conversar sobre o universo do artista, recheia a conversa com assuntos de português & literatura, poesia, cinema e, claro, muita música.
11h às 13h – Élida Miranda e Elizandra Batista dinamizam a oficina em que China fala de sua trajetória, aproveitando referências literárias e musicais para provocar a criação de histórias de anti-heróis.
14h às 16h – Na oficina com o programa em que Rubinho Jacobina é o convidado, provérbios, palavras e frases de efeito são o material utilizado por Élida Miranda e Elizandra Batista para trabalhar com linguagem gestual e exercitar a criação literária coletiva.